Procedimentos de Compras 2022

Comunicamos que os procedimentos e documentos relacionados à aquisição de materiais para os campi de Goiabeiras e de Maruípe NÃO sofreram alterações no presente exercício.

O que se propôs alterar para o ano de 2022, em reunião realizada com os gestores e com os solicitantes, foi a estratégia de aquisição dos itens, que ocorre na fase de montagem e licitação dos processos, exclusivamente à cargo da Diretoria de Materiais e Patrimônio - DMP.

Conforme explicado nas reuniões realizadas com os gestores, a aquisição de materiais por meio de Atas de Registro de Preços, em um contexto de inflação e instabilidade econômica como o que temos vivenciado, tem se mostrado prejudicial. Os recorrentes aumentos dos preços de mercado, seja de materiais, insumos, combustíveis, fretes etc., faz com que vários fornecedores peçam a liberação do compromisso firmado em Ata (o que é previsto em Lei), deixando desassistida a Universidade. A falta de insumos, matérias primas e problemas logísticos verificados, principalmente no cenário internacional, têm atrasado as entregas e aumentado o número de casos de inadimplência. O próprio uso da Ata de Registro de Preços tem afastado os bons fornecedores, pois poucas empresas responsáveis se arriscam, no contexto atual, a registrarem um preço que serão obrigadas a manter pelo prazo de até 12 meses. 

Pelos motivos expostos, é prudente que o uso de Atas de Registro de Preços se restrinja às hipóteses previstas em lei: necessidade de entregas parceladas, de contratações frequentes, ou quando não for possível determinar com exatidão o quantitativo a ser adquirido. Para os demais casos, realizar a aquisição via compra com entrega única se mostra mais vantajoso, além de aumentar as chances de se realizar uma aquisição de materiais de maior qualidade, com menores preços e maior chance de entrega dentro do prazo contratado. 

Mas, novamente, essa mudança de estratégia de aquisição terá impacto no trabalho realizado pela DMP, durante a montagem dos processos e a realização das licitações. Aos solicitantes de materiais da Ufes caberão as atividades que sempre couberam: o lançamento das solicitações de compra durante os calendários pertinentes.

A fim de auxiliar no preenchimento das solicitações de compras, a DMP, no início do Calendário de Consumo, enviou uma listagem contendo os materiais de consumo de informática disponíveis para compra, acompanhada de suas pesquisas de preços, já realizadas pela STI. O requisitante precisará lançar apenas as quantidades desejadas, e digitar os dados informados pela DMP/STI. Da mesma forma, no início do Calendário de Permanentes, serão enviadas as listas com os mobiliários e projetores multimídia disponíveis para compra, acompanhados das respectivas pesquisas de preços, já realizadas pela Comissão Técnica da SI e pela STI, respectivamente. Ao solicitante caberá apenas fazer o lançamento no sistema de acordo com o quantitativo desejado. A elaboração dos documentos que normalmente acompanham uma solicitação de compra NÃO precisará ser feita pelos solicitantes, pois serão realizadas pela STI e pela Comissão Técnica de Mobiliário da SI, no momento oportuno. 

Em cada um desses envios, a DMP encaminhará instruções detalhadas de como os gestores e os requisitantes deverão proceder para fazer essas solicitações de compras. Essas instruções permanecerão disponíveis no site da DMP: www.compras.ufes.br .

Reforçamos que, conforme ocorrido nos anos anteriores, a DMP continuará responsável pela elaboração das Atas de Registro de Preços de materiais estocáveis, água mineral e gás GLP; a Superintendência de Infraestrutura (SI) pelas aquisições de aparelhos de arcondicionado; a Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) pelas Atas de computadores, notebooks e nobreaks; e Comissões Técnicas designadas serão responsáveis pela aquisição de gases especiais, material odontológico e mobiliário. Essa Atas são confeccionadas para atender aos campi de Goiabeiras e de Maruípe. Em adição, as demais Atas de Registro de Preços de materiais específicos, para atendimento de unidades específicas, continuarão sendo elaboradas pelas unidades gestoras demandantes, como sempre ocorreu.

Por fim, agradecemos o apoio e o engajamento dos gestores e servidores de unidades estratégicas e aqueles designados para as Comissões Técnicas que auxiliam no planejamento, confecção de documentos e realização de pesquisas mercadológicas de aquisições que beneficiarão a toda a Universidade. Por irem além das atividades ordinárias em prol da Ufes, o nosso muito obrigado.

A todos, para quaisquer dúvidas ou sugestões, estamos à disposição nos canais relacionados em https://compras.ufes.br/fale-conosco-area-do-servidor .

Atenciosamente,
Diretoria de Materiais e Patrimônio.

 

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