PAINEL DE PREÇOS – UMA NOVA FERRAMENTA PARA A PESQUISA DE PREÇOS
O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, através da Secretaria de Gestão, publicou no último dia 20 de abril de 2017, a Instrução Normativa nº 3, que altera a Instrução Normativa nº 5, de 27 de junho de 2014, que dispõe sobre os procedimentos administrativos básicos para a realização de pesquisa de preços para aquisição de bens e contratação de serviços em geral.
Com esta publicação passa a vigorar uma nova (e mais fácil) ferramenta para a realização de pesquisas de preços baseadas em outras licitações.
Como já de conhecimento da Comunidade Acadêmica da UFES, os processos de compra exigem que o solicitante informe um preço de referência, uma média entre o preço ofertado por 3 fornecedores, pesquisados no Mercado ou de Licitações realizadas nos últimos 180 dias por outros órgãos do Governo.
Para este segundo caso, a ferramenta do Painel de Preços vai facilitar em muito a vida dos solicitantes que penavam para encontrar estas informações através do portal Compras Governamentais, o ComprasNet.
É importante salientar que pela Instrução Normativa nº 3, “Excepcionalmente, mediante justificativa da autoridade competente, será admitida a pesquisa com menos de três preços ou fornecedores".
Conheça o PAINEL DE PREÇOS.
Acesse o Manual de Utilização do Painel de Preços e conheça como funciona esta ferramenta nos mínimos detalhes.