Calendário de Compras 2020

 

À todos os Diretores e Responsáveis,

Está aberto o CALENDÁRIO DE COMPRAS DE 2020 para MATERIAL DE CONSUMO. O lançamento das Solicitações de Compras no Portal ocorrerá no período de 20.03 a 30.04.2020, cujas orientações para sua formalização se encontram na “Cartilha de Compras”, disponível no Portal Administrativo, através do endereço: http://portaladministrativo.ufes.br.

Ainda que já de conhecimento de todos, reforçamos que o envio dos pedidos de compras à DMP/PROAD deverá se dar exclusivamente através do Portal de Compras, sem a necessidade de encaminhamento de processo ou documento avulso digital.

A autorização da despesa será prévia e ficará a cargo do GESTOR DE RECURSOS, que aprovará as solicitações de materiais de todos os setores e unidades ligados ao órgão, dentro da parcela do orçamento de custeio/material de consumo disponibilizado pela PROPLAN, a partir de rateio.

Cumpre ressaltar, que em atendimento à IN nº 01/19, do Ministério da Economia, neste ano é necessário que os itens das Solicitações de Compras constem na listagem do Plano Anual de Contratações vigente da UFES. As demandas que não constem no PAC ensejarão a sua revisão, desde que justificadas, mediante aprovação da autoridade máxima, e posterior envio ao Ministério da Economia, por meio do Sistema PGC. Assim, em 2020 teremos apenas 01 Calendário de Compras, mas com 02 momentos distintos.

O primeiro momento terá vinculação direta ao planejamento de demandas realizado pelas unidades. O lançamento das Solicitações de Compras no Portal poderá ocorrer a partir de 20.03 até 31.03.2020, dentre os itens informados no ano de 2019 pela Unidade no Sistema de Levantamento de Demandas da Ufes. Em 31.03 se encerram as Solicitações de Compras e o Gestor de Recursos poderá aprová-las até 03.04.2020.

O segundo momento compreenderá o período de 08.04 a 30.04.2020, no qual serão disponibilizados, para todas as unidades, os itens que foram informados no Sistema de Levantamento de Demandas da Ufes, mas que não foram solicitados ou não foram utilizados nas quantidades totais. Além disso, neste momento será possível a edição (inclusões/ alterações) do planejamento das unidades no Sistema, DEVIDAMENTE JUSTIFICADA, para assim, passar a compor como demanda, a fim de possibilitar sua inclusão na Solicitação de Compras no Portal. A aprovação dos pedidos de compras pelo Gestor de Recursos ocorrerá de 27. 04 a 30.04.2020.

Vale observar que despesas com água mineral e materiais de estoque que compõem a cesta básica são debitadas nas contas das Unidades consumidoras. Assim, deverá a Unidade, dentro dos seus recursos orçamentários de material de consumo, destacar aquilo que achar necessário para a cobertura de suas despesas com material de almoxarifado, gastos de água mineral e aqueles destinados à compra de material específico. Dados das Unidades relativos ao histórico de consumo dos materiais da cesta básica e de água mineral poderão ser obtidos diretamente com a Divisão de Almoxarifado (R-2308 e 2319).

As informações e dúvidas relacionadas aos recursos orçamentários disponibilizados para a Unidade poderão ser esclarecidas junto a PROPLAN pelo telefone 4009-7800. Já quaisquer informações e orientações relativas à aprovação do gestor junto ao SIE, deverão ser solucionadas junto a Equipe de suporte da STI, através do telefone: 3145-5357.

Finalizando, informamos que esta DMP realizará treinamento para os servidores de todas as unidades, envolvidos com os processos de compras, referentes ao Calendário de Compras de 2020, no dia 12 de março de 2020, no horário de 09:00 às 11:30, no auditório do DDP. Solicitamos que a indicação dos servidores interessados, ocorra mediante o agendamento prévio através do e-mail: elaboracaodecompras.proad [at] ufes.br

Maiores esclarecimentos quanto às questões de compras e utilização do SIE, favor entrar em contato pelos telefones: 4009-2307/2314 ou 3145-4585– SEC/DMP.

 

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