Consulta do código SIASG no Catálogo do Governo Federal

SIASG (Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais) é o sistema utilizado para facilitar e agilizar os processos de compras e aquisições de materiais e serviços do Governo Federal. Sua finalidade é integrar os órgãos da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional. Para que isso ocorra, o Governo Federal disponibiliza um Catálogo de bens e serviços (clique aqui) listando diversos materiais utilizados nos processos de contratações no país.

Diante disso, para incluir novos materias no Catálogo da Universidade deve-se buscar um código de material (código SIASG) já cadastrado no Catálogo de bens e serviços do Governo Federal que se adeque ao material desejado. Isso ocorre para identificar os materiais da Universidade em relação ao banco do Governo Federal tanto para elaboração do Planejamento e Gerenciamento de Contratações (PGC), Termo de Referência (TR), Estudos Técnicos Preliminares (ETP), Editais, quanto em outros procedimentos de compras e, também, para facilitar as pesquisas de preços com entes públicos no Painel de Preços.

É importante que o código do material do Catálogo de bens e serviços esteja ativo, pois a lista sofre constantes atualizações. Assim, antes de incluí-lo na Solicitação de Inclusão no Catálogo de Materiais da Universidade (campo código SIASG) ou de fazer uma pesquisa de preço no site Painel de Preços (campo Código Material), deve-se verificar se o código do material ainda está disponível e se a descrição está correta e, se não estiver, deve-se buscar um novo código.

A consulta no Catálogo de bens e serviços (clique aqui) pode ocorrer de duas formas:

1) Para pesquisar um novo código SIASG.

1º - Escreva a descrição sucinta do material no campo em branco. Irão aparecer algumas classes de materiais que já poderão ser selecionadas. Caso não queira selecionar ainda, dê um clique na tecla “Enter” do teclado.

2º - Você será direcionado para página onde terao todos os materiais cadastrados no Catálogo com a descrição sucinta escrita anteriormente.

3º - Para filtrar melhor os resultados e selecionar o item correto, no campo "Filtros" do lado esquerdo, selecione a "Classe" que melhor se enquadra ao material desejado. Os resultados aparecerão automaticamente. Leia os resultados do campo "Padrão Descritivo do Material" e, caso encontre o desejado, clique em "Adicionar".

4º - Você será direcionado para página de materiais detalhados. Para filtrar melhor os resultados e selecionar o item correto, no campo "Detalhe de Material" do lado esquerdo, selecione a "Unidade de Fornecimento" desejada e demais "Características" pertinentes ao material. Os resultados aparecerão automaticamente. Leia os resultados e selecione o código SIASG do material desejado.
OBSERVAÇÃO: caso não encontre um item exatamente igual a descrição do item de que necessita no Catálogo do Governo Federal, procure uma descrição semelhante ou a mais próxima possível.

2) Para confirmar se o código SIASG está ativo e a descrição está correta.

1º - Escreva os números do código SIASG no campo de pesquisa. Em seguida, clique na aba “Todos – Código SIASG” que irá aparecer automaticamente.

2º - Você será direcionado para página do material referente ao código SIASG informado e poderá conferir suas características.

Observação: Caso você escreva os números do código SIASG no campo de pesquisa e não apareça a aba “Todos – Código SIASG”, isso indica que o código não está mais no banco de dados do Catálogo.

ATENÇÃO: Caso o código SIASG não esteja no banco de dados do Catálogo do Governo Federal ou seja encontrado como INATIVO é necessário buscar um novo código SIASG e solicitar alteração no item SIE do Catálogo de Materiais da Ufes através do e-mail catalogodemateriais.dmp.proad [at] ufes.br

VÍDEO EXPLICATIVO NO CATÁLOGO ANTIGO: Para facilitar a pesquisa de um novo código SIASG, assista ao vídeo explicativo abaixo:

Última atualização: 13/06/2022.